Saturday, January 28, 2006

Regras na empresa

Eu nao sabia que essas regras existiam ate entrar numa empresa japonesa. Antes na Reuters, nao tinha nada disso...



Por exemplo, numa sala de reuniao, vc nao pode sentar em qquer lugar.
As cadeiras que ficam do lado oposto a porta sao para as pessoas de maior cargo (que geralmente sao mais velhos que vc). Se clientes ou visitas estiverem presentes, os lugares deles sao do lado mais longe da porta...



Ah, sofa eh so para visitas, mesmo que seja 1 visita so e esteja faltando lugar, ninguem pode sentar do lado da visita!!







No taxi tbem tem lugar certo...
Eu pensando q aqui tbem era "damas first"... que nada...
Chefe ou cliente entra 1o.

o pior lugar atras eh no meio entao quem tem cargo menor senta la.





Se nao for taxi aih a regra eh diferente.... acho q essa regra eh seguida no brasil ...







Esse eh no shinkansen ou qquer outro tipo de trem...

Poucas pessoas sabem dessa regra, mesmo entre os japones.








Aqui eh no elevador... eu nao tenho problema, pois sempre fico no meio hehehe

No comments: